sexta-feira, 4 de junho de 2010

Vamos falar sobre a dança moderna



A dança moderna teve seu inicio na América, no começo do século vinte. Os antecessores dos artistas que hoje conhecemos começaram sua própria rebelião contra o ballet e sua formalidade, assim como a previsibilidade das danças populares.

Mostras de danças dos períodos

Seus estilos e técnicas eram muito diferentes. O que eles tinham em comum eram insatisfações contra as opções disponíveis aos bailarinos, além do objetivo de transmitir ao público uma realidade interior e exterior, o que ainda inspira os bailarinos modernos de hoje.

Os pioneiros da dança moderna na América: Loie Fuller, Isadora Duncan, Ruth S., Dennis, Ted Shawn e Maude Allan.

A geração moderna e as convulsões (sociais e artísticas) no final de 1960 e 1970 geraram ainda mais radicais na dança moderna, que é hoje mais sofisticada, tanto em técnicas quanto em tecnologias, que foram iniciadas pelos bailarinos clássicos, que nessas danças são inteiramente compostos de espírito, alma, coração e mente.

As preocupações com os problemas sociais e as condições do espírito humano ainda estão lá, mas questões são apresentadas com uma teatralidade que teria chocado muitos dos primeiros bailarinos modernos, preocupados com o que estabelecem como sérios artistas.

A dança moderna tem a essência de olhar em frente, nunca para trás. O conflito entre dança moderna e ballet é olhar como se vai continuar e enriquecer as duas formas, mas não é provável que percam suas idéias no processo. É possível ocorrerem modificações nos próximos 50 anos, tornando-se radicais o suficiente e, também, impossível de prever o rumo que a dança tomará ou no que irá se transformar.

teste de retenção

Foi aplicado um teste de retenção onde a participante devia fazer a pestana no violão, executando 4 notas musicais. Os treinos tinham de dez a quinze minutos e o teste teve a duração de 5 dias. Foram utilizados métodos onde o professor distribuiu as notas em duas folhas para ajudar na tarefa, além de alguns desenhos feitos no braço da participante, para ajudá-la a assimilar.

Nos dois primeiros dias houveram dificuldades por parte da participante para executar a tarefa com precisão. No terceiro e quarto dia a participante passou a executar as notas sem o auxilio do feedback, mas ainda com muitos erros quanto a coordenação. Quando a participante errava uma nota fazia uma pausa e depois a repetia.

No quinto dia a participante ainda tinha erros na coordenação, mas realizou a seqüência de notas pausadamente três vezes.

O teste de retenção aplicado no quinto dia ajudou a concluir que a participante aprendeu as notas musicais, mas devido a inexistência de uma experiência anterior, falta de coordenação motora ou tempo insuficiente, o resultado foi desse modo.

Segundo Magill (2000) o teste de retenção serve para avaliar o quanto você sabe, o quanto foi estudado ou o quanto foi retido.

O teste de retenção serve para avaliar o quanto você sabe ou o quanto o aluno estudou, se foi retido. Depois de um tempo o professor tira as conclusões se o aluno aprendeu de fato pedindo a ele que repita a tarefa diversas vezes pra testar os conhecimentos estudados.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

adolescência



A marca do surgimento da adolescência se dá por um período de aumentos exagerados no peso ou na altura. Através dos genótipos acontecerá a determinação do que o corpo do individuo sofrerá nos próximos anos, fazendo-o com que não possa ir além do seu potencial herdado. Quanto a altura, ao crescimento acelerado, ocorre no final da infância. Esse período atende por vários nomes, de estirão à surto de crescimento, onde ocorre uma aceleração na altura. O surto de crescimento na adolescente antecede a puberdade e dura aproximadamente quatro anos e meio, pra mais ou menos, os garotos iniciam seu “surto de crescimento” mais ou menos aos 11 anos, chegando ao pico de sua altura aos 13 e estabilizando-se aos quinze. As garotas contam com um adiantamento; iniciam esse surto aos 9, atingem a maior velocidade aos 11 e estabilizam aos 13. Depois desse período o crescimento continua, mas a velocidade com que acontece é reduzida, tornando o bem mais lento.

“Os meninos parecem alcançar suas alturas maduras adultas por volta de 18 anos e as meninas aproximadamente aos 16.” (Malina e Bouchard, 1991).

Em equipes esportivas infantis em que meninos e meninas são agrupados frequentemente com pouca ou nenhuma acomodação. O desenvolvimento é influenciado pela idade, mas não depende dela; baseia-se na idade cronológica, como um guia para a seleção de equipes esportivas infantis. É inexato e incompatível com o que sabemos sobre o desenvolvimento motor e a educação de qualidade. Devemos, então, usar outros padrões que não seja a idade para selecionar e separar as equipes de adolescentes. Além da altura as alterações de peso também são grandes, tanto para as meninas quanto para os meninos; tendem a acompanhar o curvamento da altura, a maturação esquelética, o crescimento dos órgãos e etc. A obsessão pelo corpo perfeito tem aumentado a percepção dos adolescentes sobre o próprio peso, criando um certo desprezo. Deve-se tomar cuidado para auxiliar o adolescente para compreender o próprio corpo, para que não ultrapasse a fina linha entre controle de peso e uma obsessão excessiva de atingir a perfeição, que pode lhe tirar a saúde e até mesmo a vida.

Atividades físicas tem efeitos positivos na saúde mental e no emocional, auxiliando na formação do auto-conceito em adolescentes. (Stein et al. 2007)

Entretanto a literatura tem apontado a forte influência dos hábitos saudáveis de vida, neste caso à prática de atividade física, na construção de conceitos positivos e formação da auto-imagem corporal dos adolescentes. (MORENO, CERVELLÓ e MORENO, 2008; MATSUO et al., 2002)

As intensas transformações psicológicas e corporais marcam o período da adolescência, então é comum o surgimento de estereótipos na formação social e no conceito dos jovens, causando a insatisfação com as suas medidas, trazendo um problema constante para os jovens – o que acaba afetando a população também. Pesquisas mostram que mais de oitenta por cento dos jovens são insatisfeitos com seu corpo, em outro estudo este percentual continuou alto, mas menor em relação ao outro, chegando a sessenta e três por cento de insatisfação, aproximadamente.

estímulos

Estímulos auditivos e visuais para a maioria das pessoas são as habilidades motoras. A visão representa o sistema sensorial, quando os olhos recebem raios que foram refletidos por objetos no campo visual. Os olhos são retratados ao passar a córnea, o humor aquoso e a pupila antes que a imagem alcance a retina. A maneira mais comum para transmitir informações é a forma de demonstração de seqüência, própria para as instruções verbais ou vídeos e filmes.

Newell, 1981. - O professor deve complementar as instruções verbais com demonstrações (modelos), vídeo, filme ou fotografia e ação aprendidas. Ele também sugere que devemos alternar curtos períodos de prática e de demonstração permitindo o descanço enquanto novas informações são enfatizadas.

aprendizagem motora


Durante este semestre pude ver e consequentemente entender sobre aprendizagem motora e os aspectos que interferem na aprendizagem, onde descobrimos conceitos sobre cada tópico estudado através de vários autores citados. Tópicos como: práticas randômicas, onde a pessoa pode praticar em uma única sessão diversas atividades. Schmidt e Wrisberg (2001, pg. 247) definem que prática randômica é a "seqüência prática na qual os indivíduos realizam uma variedade de diferentes tarefas sem ordem específica, assim evitando, ou minimizando, repetições consecutivas de qualquer tarefa única", já na prática em Blocos é o contrário. Ocorre uma variação de tarefas para que se possa começar uma outra. Segundo Teixeira (2004) e Ama Cristina Arantes - FEUSP - Aprendizagem Motora: "A prática em blocos é utilizada por indivíduos que treinam de forma repetida uma mesma tarefa. Esse procedimento traz uma vantagem de se poder analisar os resultados da tentativa recém executada e tentar aproveitar essa avaliação na melhoria do desempenho na tentativa seguinte."

A prática constante e o processo de adaptação de aprendizagem de práticas constantes. Exemplo: A, A, A - B, B, B - C, C, C.

O que aprendi a respeito do Feedback:

Para Schmidt (1993) e Franco (2002) o feedback pode ser dividido em intrínseco e extrínseco.

Feedback Intrínseco - Segundo Schmidt é a informação fornecida como uma conseqüência natural da realização de uma ação. Todos os aspectos dos movimentos intrínsecos à tarefa podem ser percebidos mais ou menos diretamente, sem métodos ou aparelhos, ou seja, através dos órgãos sensoriais e proprioceptivos.

Feedback Extrínseco - Schmidt afirma que este tipo de feedback é constituído por uma informação do resultado medido da performance, que é a resposta informada ao executante por algum meio artificial, seja verbal, visual ou sonoro. Deste modo o feedback extrínseco é fornecido após o feedback intrínseco.

Capacidades coordenativas - É a maneira pela qual o indivíduo é capaz de realizar ou praticar uma atividade com precisão. Se explorada e trabalhada de maneira correta permitem o processo de informação de forma mais complexa e especializada, melhorando o repertório motor permitindo uma resposta mais rápida e eficiente.

domingo, 23 de maio de 2010

A criança e suas fases


Com o vídeo foi possível observar que se trata de crianças de 4 a 6 anos, ou seja, na primeira infância. Nesta fase a criança é educativamente mais apegada ao movimento, ao tom de voz, e não exatamente ao conteúdo do que aprende. Elas prestam atenção nos gestos, segundo Piaget, esta fase dos jogos simbólicos, onde a criança mostra movimentos rudimentares ao executar seus movimentos, em uma forma de aprendizagem de assimilação. Enquanto a música é um estímulo para a criança nessa fase, a professora de dança também. A professora dança e a criança repete (ou tenta repetir) seus movimentos, do jeito dela, é claro. As músicas raramente influenciam no ritmo, afinal, nessa fase, a única coisa que importa para as crianças é se expressar, no seu tempo, em seu mundo lúdico.

Segundo Laban (1966) "O movimento é constituído pelo trajeto entre diferentes pontos no espaço e não por uma sucessão de poses. O espaço é um aspecto oculto do movimento e o movimento é um aspecto visível do espaço."

A criança na primeira infância não tem noção de espaço, pra ela tudo é novo, assim como tudo é possível. Podemos ver isso nitidamente no vídeo, a professora fez uma marca no chão para que as crianças pudessem ter uma limitação e um melhor controle dos passos, e mesmo assim houve o caso da menininha que não conseguiu apegar-se a limitação na dança.

Consegui entender sobre o ritmo, e vi que aquele que aparecia ali na coreografia era o ritmo coletivo, onde o conjunto, a sincronia, a disciplina e tudo o que foi exposto ali. O ritmo natural, a freqüência cardíaca, a respiratória e etc.

"O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento." (Monteiro, Gisele Assis & Artaxo, Maria Inês. Ritmo e movimento. São Paulo: Phorte Editora, 2009).

terça-feira, 13 de abril de 2010



A invenção da infância.

Assistindo ao curta pude ver e entender que toda a pobreza, miséria e mortalidade infantil apontados no documentário são bem nítidas em todos os lugares - do Brasil e do mundo.

Existe uma quantidade enorme de crianças que não tem condições básicas de vida e sustento. Toda a carência e falta de estrutura familiar que assola os lugares e famílias mais pobres podem ser responsabilizados pelos índices gritantes de mortalidade infantil. Você olha para um jovem com menos de quinze anos e o taxa como uma criança, as crianças precisam ser responsáveis, mas nos cantos estruturados as responsabilidades são traduzidas em cursos, lições de casa e as vezes algumas tarefas domésticas. As outras crianças, estas desprovidas de privilégios, mal freqüentam a escola e consideram isso um luxo, já que trabalham para se sustentar, sobreviver e ajudar a família; poucas são as que conciliam todas essas responsabilidades com os estudos, diferenciando-se das crianças do outro grupo social, o mais estruturado.

Nota-se o cansaço nos dois lados, mas nem se torna necessário citar qual é o pior. As crianças com melhores recursos - estes traduzidos em condições financeiras e sociais - se cansam das atividades e cursos que fazem. As outras, com a mesma idade já tem trabalhos e responsabilidades de adultos, e são desprovidos dos privilégios da outra classe social.

A invenção da infância retrata os sonhos da criança. Seja ela rica ou pobre, compreende que é nova demais para tanto fardo. Sonha ser alguém famoso, seja a Angélica ou a mulher gato, tudo o que a criança quer é reconhecimento e um futuro melhor.


O que aprendemos sobre a dança?

A dança é uma manifestação. Através da dança podemos conhecer as culturas e as origens de cada povo. Através da dança podemos expressar nossos sentimentos e definir a nossa religião. A dança conta com tempo e espaço. Toda pessoa e cada um pode encontrar a sua maneira, assim como o seu ritmo. Algumas pessoas têm mais facilidade de aprender a dançar determinado passo, outras já acham que tem dificuldade. Cabe ao instrutor - ou professor - conhecer seus alunos e o estilo de cada um, para que em cada nova aula ele possa inserir novos métodos e estilo, satisfazendo as diversidades e facilitando o aprendizado da dança. A criatividade é fundamental na arte de dançar, ela deve estar presente no método de ensino, nas coreografias, nos próprios alunos. Sem a criatividade jamais uma aula de dança seria interessante.

Criatividade:

A expressão corporal exige que não se caia na automutilação; a criatividade é inerente à sua essência. (Lola Brikman - a linguagem do movimento corporal, página 71)